Você Quer Ser Personal Diet? Leia Esse Post!

Atualizado: Mai 20

Nutricionista, você já conhece o campo de atuação do Personal Diet? Além de levar mais comodidade para o cliente, essa modalidade de trabalho pode ser uma oportunidade para quem quer iniciar os atendimentos, mas está fugindo de custos fixos, como aluguel e condomínio. Que tal conhecer um pouco mais sobre o serviço de Personal Diet?


personal diet nutricionista
Foto: Ekaterina Bolovtsova/ Fonte: pexels.com

Em qualquer mercado, os clientes buscam, cada vez mais, comodidade e praticidade. E na Nutrição não é diferente. No que diz respeito ao #atendimentonutricional e ao consumo de alimentos, todos querem mais facilidades e soluções. E aí entra o trabalho do #personaldiet.


O Personal Diet é o profissional que realiza atendimento nutricional em domicílio, atendendo uma ou mais pessoas de uma mesma família. Sendo assim, ele busca o envolvimento de todos os membros da casa para realizar um atendimento amplo, objetivando a mudança de atitude alimentar com maior engajamento e motivação de cada um.


Caso você atenda apenas em #consultório, já pensou em expandir seu campo de atuação? Você pode atender #crianças, adultos, gestantes, idosos, #atletas, #enfermos e pessoas com restrições específicas com os mais variados objetivos: perder peso, ganhar massa muscular, rendimento nos esportes, reeducação alimentar, introdução alimentar e alimentação complementar, melhora da qualidade de vida…


O que mais o Personal Diet pode fazer?

personal diet nutricionista
Foto: Pixabay/ Fonte: pexels.com
  • Atendimento personalizado com a realização de #anamnese individual, avaliação antropométrica, avaliação física (sinais e sintomas), avaliação dietética, solicitação de exames bioquímicos e elaboração de planos alimentares.

  • Desenvolvimento de #cardápios mensais personalizados e também para ocasiões especiais, como férias e mudança de residência.

  • Orientações e treinamentos para o manipulador de alimentos do local (sendo o próprio cliente, algum membro da família ou a secretária do lar). Essas orientações e treinamentos podem ser em relação à montagem da lista de compras, higienização e armazenamento de alimentos, formas de preparo, apresentação de pratos e testes de receitas.

  • Recrutamento e seleção de cozinheiras, além de auxiliar no aperfeiçoamento de técnicas dietéticas usadas no preparo dos alimentos.

  • Orientações quanto a locais de consumo e locais de compras, além de visitas guiadas a supermercados, sacolão e feiras para boas escolhas de alimentos.

  • Orientações quanto a regras básicas de etiqueta e colocação da mesa.



E o que o Personal Diet precisa para montar seu negócio e atender seus clientes?

Como ser personal diet
Foto: Mentatdgt/ Fonte: pexels.com

Claro que o profissional pode começar com menos recursos e, evidentemente, os equipamentos e ferramentas necessários dependerão da sua linha de atuação e das ações que ele se propõe a fazer com os pacientes. Porém, é interessante que ele tenha:

Além do mais, como você poderá dar treinamentos e ir diretamente à cozinha, é necessário que você tenha conhecimento técnico e prático em #culinária. E prepare-se: pode acontecer de você ter que conversar com pessoas que já possuem anos de experiência em preparo de #alimentos!


E quais as vantagens diretas para o Nutricionista?

Foto: Jason Briscoe/ Fonte: unsplash.com
  • Menor custo: isso mesmo! Quando você se torna Personal Diet, todos os custos referentes à sede física do consultório não existem. Por isso, gastos com aluguel, condomínio, água, luz, materiais de limpeza, mobília, decoração e secretária, etc. não existirão. Basicamente, os custos que farão parte do seu atendimento são material de escritório, celular, internet e combustível e os equipamentos descritos acima..

  • Conhecer de perto as necessidades do cliente: quando você vai até a casa do seu cliente e tem a possibilidade de conhecer a família, conhecer quem prepara os alimentos, ver de perto os alimentos que a família consome, o quanto de sal e óleo que realmente usam no preparo das refeições, orientar sobre medidas caseiras com os próprios utensílios da família, você acaba ficando mais próximo à ela. Deste modo, as chances de adesão podem ser ainda maiores, pois você se envolverá diretamente com a rotina de seu cliente.

  • Oferecer mais de um serviço no mesmo local: essa é uma das melhores partes! Quando você é Personal Diet, poderá oferecer serviços de atendimento nutricional e ainda oferecer serviços relacionados a treinamento de funcionários, visita guiada a supermercados, feiras e restaurantes e, ainda, desenvolvimento de #receitas e #cardápios. Tudo isso pode ser cobrado separadamente e fazer com que seu lucro seja ainda maior.

E para quem vai atender em diversos locais, em pontos diferentes da cidade. Este vídeo reserva dicas de ouro para fazer sua hora de trabalho valer mais!



Gostou do post? Então aproveite para conhecer o Instagram Superview, criado especialmente para Nutricionistas que desejam ganhar visibilidade no Instagram mas têm pouco tempo para isso ou não sabem por onde começar.


Bibliografia Consultada:


GUIESSER, A.B.S.; LOPES, L.C.C. Perfil de pacientes que procuram atendimento nutricional domiciliar (Personal Diet). Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, v. 7, n. 39, p. 169-176, 2013.