Como e Quanto Cobrar nas Consultas de Nutrição?

Atualizado: Fev 13

Existem fórmulas próprias para a formação de preços, mas a ideia desse post não é dar uma fórmula pronta, e sim, ajudar você – que vai iniciar atendimentos, ou que precisa rever seu consultório – a responder uma pergunta muito particular e específica: “Quanto devo cobrar em uma consulta de nutrição?”


Foto: Bermix Studio/ Fonte: unsplash.com

Comece pensando nas despesas!


Um dos maiores desafios de quem trabalha por conta própria é saber quanto cobrar por seus serviços. Vamos partir do óbvio: seu #consultório ou trabalho como #personaldieter precisa dar #lucro. Então, o primeiro passo é listar todas as suas despesas fixas mensais: aluguel, condomínio, internet, secretária, etc. A ideia aqui é ser realista. Esse valor é o mínimo que você precisa faturar por mês para cobrir as despesas de trabalho. Simples assim. Siga comigo neste exemplo:


Vamos combinar que você gasta, com pacientes de primeira vez, 1h de #consulta, e com os demais, 45min. Além disso, você dedica tempo para fazer o #cálculodedieta com um cardápio, realizar a entrega da dieta em outra visita do paciente ao consultório e ainda oferece um retorno em até 30 dias após a consulta. Em cada etapa uma destas três etapas você gasta 30 minutos. Ou seja:


Pacientes de primeira vez:

Consulta: 1h

Cálculo de dieta: 30 min

Entrega da dieta: 30 min

Retorno: 30 min

Total: 2h30min

Ou seja: você gasta 2h30min com o #paciente de primeira vez, e apenas 15min a menos com pacientes recorrentes. Aqui você já pode fazer um breve raciocínio:


Se a sua despesa fixa são R$ 2.000,00, e você pensa em cobrar R$ 200,00 de pacientes de primeira vez e R$ 150,00 dos demais, precisará de 10 pacientes de primeira vez ou 14 consultas de antigos pacientes para cobrir as despesas fixas. Vamos seguir no exemplo pensando em pacientes de primeira vez.

  • Tempo necessário com cada paciente: 2h30min

  • Número de pacientes necessários para cobrir despesas fixas mensais: 10

  • Tempo necessário para cobrir despesas fixas mensais: 25h

Se o #nutricionista tem um trabalho fixo e apenas o final de semana para dedicar-se ao consultório, ele precisará de todas as manhãs de sábado (atendendo e calculando dietas) apenas para pagar as despesas. O trabalho realizado além desses horários é que dará lucro. Raciocínio simples, porém muita gente não o faz.


É importante dizer que este cálculo não leva em consideração as despesas variáveis, que são proporcionais ao volume de #clientes. Ex.: papel e tinta para impressão de dietas. Saber o custo de atendimento de cada paciente é fundamental para fazer uma precificação correta. Contudo, se você tem o custo fixo bem calculado, já está na direção correta de saber se o seu preço é viável ou não.

Perguntas:

  • Você tem esse tempo para se dedicar?

  • Você tem esse volume de #pacientes?

  • Se ainda não tem pacientes, pode usar suas economias ou ter ajuda de alguém que invista dinheiro neste momento inicial até que seu consultório asse a ser lucrativo?

  • De que você poderia abrir mão para reduzir as despesas fixas? Atender como personal, rachar despesas com outros colegas ou ainda trocar as despesas fixas por repasse de porcentagem para o dono do consultório são algumas opções.


Quanto você deseja receber?


Outra consideração muito importante a se fazer, porém muito subjetiva e pessoal, é: quanto você deseja ganhar por hora ou por mês? Se você tem uma meta de faturamento por hora, multiplique-a pelo tempo que você gasta com cada paciente e terá uma sugestão de preço da sua consulta.


Ex.: se deseja ganhar R$ 100,00 por hora, para pacientes de primeira consulta, aproveitando o cenário do exemplo anterior, você precisa cobrar R$ 250,00 (já que você gasta 2h30min com ele).


Para os demais pacientes, que você gasta apenas 15min a menos em relação aos de primeira consulta, o preço seria R$ 225,00. Achou pouca a diferença? Eu também. Talvez seria melhor faturar um valor maior com novos pacientes. Para R$ 140,00 por hora trabalhada, a primeira consulta sairia R$ 350,00.


Foto: energepic.com/ Fonte: pexels.com

Você também pode pensar em uma #meta mensal. Se você deseja faturar R$ 6.000,00 por mês (lembre-se que faturar é diferente de lucrar!), cobrando R$ 200,00 de novos pacientes, isso significa que você precisará de 30 novos pacientes e 75 horas de trabalho por mês (17 horas de trabalho semanal).


Para pacientes antigos, a R$ 150,00 a consulta, isso significaria 40 pacientes, 90 horas de trabalho por mês ou 20 horas de trabalho semanal. Dá trabalho atingir essa credibilidade? Sim. É fácil chegar a esse volume? Não. É possível e factível ter 40 consultas por mês? Com certeza.


E aí eu pergunto novamente: de que você poderia abrir mão para reduzir as despesas fixas? E mais: como você deseja criar credibilidade para atingir esse patamar? A resposta a essa segunda pergunta é uma conversa para outro post. Mas repito: é totalmente factível.


Quanto os outros cobram?


Foto: Nacional Cancer Institute/ Fonte: unsplash.com

Muita gente faz uma pesquisa entre os demais profissionais e “pá!”, coloca lá seu #preço. Será que isso é suficiente? Se você chegou até esse ponto da leitura, sabe que não. Mas essa informação também não deve ser ignorada. É importante pesquisar o #mercado antes de fixar seu preço. Você pode pesquisar preços de outros profissionais que atendam na mesma região que você, ou em regiões com perfil socioeconômico semelhante.


Entenda que os demais nutricionistas podem influenciar, mas não determinar o seu preço. Ao pesquisar, é importante saber o número de retornos que oferecem sem cobrar nova consulta, o que está incluído no pagamento (avaliação com #adipômetro, #cardápio único ou semanal, #avaliação com #bioimpedância…), quanto tempo de experiência eles têm, se possuem pós-graduações… Outra informação importante é se há procura pelo serviço destes profissionais, no preço em que praticam. Muitas vezes o valor da consulta particular é um, mas a agenda do profissional só tem agendamentos de planos de saúde.


Minha sugestão é que você fixe seu preço de maneira que não seja o mais barato da área, pois pode gerar achatamento dos preços praticados, concorrência antiética de sua parte, possibilidade do seu trabalho ser encarado como de qualidade inferior e ainda levar a dificuldades em fazer posteriores reajustes.


Por outro lado, ter o maior preço da região, sendo novo no local, pode ser uma estratégia arriscada. Se bem aplicada, essa ideia poderá colocá-lo em um posicionamento diferenciado em relação aos demais. Mas tudo dependerá da imagem que você deseja passar, dos seus diferenciais profissionais e do quanto pretende se esforçar para conseguir ser o profissional mais caro do mercado.


Como cobrar?


Você pode aceitar pagamentos sob a forma de transferências, dinheiro ou cartão de crédito (via máquina ou sites com sistemas de pagamento). Além do preço por consulta, também pode criar pacotes para acompanhamentos mais longos, na forma de planos trimestrais ou, até mesmo, semestrais. Os planos podem levar o paciente a uma maior adesão, já que representam um compromisso a médio prazo.


Os planos também podem incluir outras vantagens para os pacientes, na forma de desconto em relação ao preço mensal, retornos extras, serviços adicionais ou benefícios junto a parceiros. Não sugiro que os planos com desconto sejam fechados para pagamento posterior ou mensal, pois o paciente pode mudar de ideia, interromper o acompanhamento e gozar do desconto sem ter, de fato, adquirido o plano.


Outros tipos de planos muito comuns são familiares, para casais ou grupo de amigos.


Se você gostou do post confira mais novidades sobre nutrição. Acesse nosso perfil no Instagram e nossa página no Facebook 🙂


Aposte em serviços extras!


Como você já deve ter percebido, aumentar a #produtividade em consultório, mantendo um trabalho de qualidade, é algo complicado. O atendimento em si é demorado, o cliente requer atenção e os profissionais ficam limitados ao tempo que possuem para desenvolver seus serviços.


Contudo, você pode criar serviços extras, que agregam ao consultório e potencializam os resultados do paciente. Se bem executados, esses serviços poderão aumentar sua credibilidade e as possibilidades de cobranças por diferentes serviços, tais como:

Desta forma o seu leque de serviços aumenta e você oferecerá serviços com maior lucratividade.


Seja um diferencial


Porque alguns profissionais cobram tão caro, enquanto outros não conseguem formar clientela? Não há uma única resposta para isso. Com certeza, o nutricionista que consegue cobrar mais e tem clientela, resolve o problema dos seus clientes, tem credibilidade e uma imagem muito boa no mercado.


Prestadores de serviço não precisam ter um diferencial. Eles precisam SER o diferencial.

Lembre-se: preço é quanto seu cliente paga. Valor é a percepção dele de que vale a pena pagar pelo seu trabalho.




Toledo e Souza Prestação de Serviços Ltda/ Copyright© 2001 - Cookie

CNPJ: 28.831.601/0001-65

Av. D, n. 419, 4º andar - Setor Marista

Goiânia/ GO - CEP 74.150-040

contato@cookie.com.br/ WhatsApp (62) 98134.3414