Nutricionista: Como Fazer “Antes e Depois” de Forma Ética?

Atualizado: Jan 16

Dê uma passada rápida pelo Facebook, Instagram e sites em geral que você vai se deparar com uma infinidade de fotos de “antes e depois” de pessoas que perderam peso. O que você acha da ideia?

Foto: Pressmaster/ Fonte: pexels.com

Antes de mais nada vamos refletir sobre o porquê do Nutricionista querer postar fotos de “antes e depois”. Para mostrar que seu acompanhamento nutricional é melhor? Para mostrar que seus pacientes realmente têm resultados? Para despertar a motivação em outras pessoas que verão aquele post? Para chamar mais gente para o seu consultório?


Não podemos negar que muitas dessas imagens chamam a atenção de quem está passando ali pelo feed. A partir dessas imagens comparativas, algumas pessoas podem sim, se sentir mais estimuladas a alcançarem seus objetivos. Mas por outro lado, pense comigo:

  • O trabalho de um Nutricionista que posta foto de “antes e depois” é mais efetivo daquele que não posta? Não necessariamente.

  • O que estará refletido na imagem é o que outras pessoas verão pessoalmente? Não necessariamente.

  • A pessoa que perdeu peso e mostrou seus resultados está isenta de voltar a ganhar os quilos perdidos? Com certeza não.

  • Uma pessoa que vir uma foto de “antes e depois” terá mais estímulo para emagrecer? Não necessariamente.

  • O mesmo resultado que aquela pessoa teve, é o que os outros pacientes terão? Provavelmente não.

  • Emagrecer é sinônimo de saúde e bem estar? É somente isso que valida o sucesso do #acompanhamentonutricional? De jeito nenhum.

O Nutricionista que posta antes e depois está infringindo o Código de Ética?

Foto: Sora Shimazaki/ Fonte: pexels.com

Sim, está. Veja o que diz o Código de Ética e de Conduta do Nutricionista:


Capítulo IV - Meios de Comunicação e Informação


Art. 58 - É vedado ao nutricionista, mesmo com autorização concedida por escrito, divulgar imagem corporal de si ou de terceiros, atribuindo resultados a produtos, equipamentos, técnicas, protocolos, pois podem não apresentar o mesmo resultado para todos e oferecer risco à saúde.



Mas todo Nutricionista quer mostrar resultados! O que fazer então?

Foto: Andrea Piacquadio/ Fonte: pexels.com

Em primeiro lugar, mostre ao seu paciente a importância dos resultados dele. Uma vez satisfeito e estimulado, ele será notado pelos amigos e familiares, não só pela satisfação pessoal, mas pelo novo visual: “Nossa! O que você fez que está tão bem?” 😉 Ponto pra você, já que o boca a boca é uma forma de divulgação muito eficiente.


Faça-o contar o sucesso que ele teve ao escolher você como nutricionista dele, incluindo todas as melhorias de saúde, e não simplesmente de #emagrecimento ou perda de #peso.


Mas se a ideia é postar nas #redessociais, seja criativo! Você pode fazer o “antes e depois” dos seus pacientes de várias formas, sem ferir a sua imagem profissional e sem expor o seu paciente! Algumas ideias legais e práticas:

  • Mostre números: reduções de medidas de cintura, de percentual de gordura corporal, ganho de massa magra… As pessoas conseguem entender melhor os resultados quando eles são mensuráveis e específicos. Para isso, faça uma avaliação antropométrica detalhada. Nossa sugestão para isso são as Planilhas Cookie® .

  • Mostre os ganhos de saúde: ajude-o a fazer uma lista do “antes e depois”, como melhora do sono, mais disposição durante o dia e exames bioquímicos mais adequados.

  • Seja detalhista: bem sabemos que 500g a mais ou a menos mostra que você leva a sério o que faz. Lembre-se que toda diferença pode ser utilizada em prol da sua argumentação com o cliente.

  • Mostre gráficos: para quem não lida bem com números, as alterações dispostas sob a forma de imagens auxiliam no entendimento do paciente em relação à sua evolução.

  • Faça fotos: apenas com a permissão por escrito do paciente. Porém, nunca coloque-as na rede, mesmo que seja com o paciente vestido. Isso é entre você e ele, e não entre vocês e o mundo.

  • Peça a ele que vá aos retornos e avaliações sempre com a mesma roupa que usou na primeira consulta: Se for na alta, melhor ainda! Assim ele poderá perceber a redução de medidas (que a maioria deseja), ou mesmo o ganho (que pode até impossibilitá-lo de usar a roupa que antes era confortável).

Comenta aí: o que mais você faria de diferente para postar nas mídias?


Gostou do post? Aproveite para conhecer o Instagram Superview, criado especialmente para Nutricionistas que desejam ganhar visibilidade no Instagram mas têm pouco tempo para isso ou não sabem por onde começar.


Bibliografia Consultada:


Código de Ética do Nutricionista

Toledo e Souza Prestação de Serviços Ltda/ Copyright© 2001 - Cookie

CNPJ: 28.831.601/0001-65

Av. D, n. 419, 4º andar - Setor Marista

Goiânia/ GO - CEP 74.150-040

contato@cookie.com.br/ WhatsApp (62) 98134.3414