Blog da Cookie

Conteúdos exclusivos sobre nutrição, saúde, estética e marketing para nutricionistas

Início / Emagrecimento / Termogênicos e Emagrecimento: Saiba Mais

Buscar no Blog

  • Compartilhar post

08.11.2014

Termogênicos e Emagrecimento: Saiba Mais

Termogênicos

A procura por um corpo perfeito e pela melhora do desempenho físico tem influenciado muitas pessoas a fazerem dieta para emagrecer. Além disso, outros recursos estão sendo usados para satisfazer o objetivo de quem quer perder peso em menores tempos possíveis. Na condição de termogênicos, o uso de plantas medicinais como suplementos para emagrecer vem sendo bastante difundido entre os profissionais de saúde. Chá verde, chá vermelho, citrus aurantium, guaraná e seus compostos ativos, como cafeína e sinefrina, são largamente ingeridos como termogênicos para um aumento na taxa da queima de gorduras, potencializando o emagrecimento.

Mas… você sabe o que são termogênicos?

termogênicos e atividade física

Termogênicos são substâncias usadas pelas pessoas que têm como objetivo manter o metabolismo acelerado, diminuindo as concentrações de gordura do corpo. Ação termogênica significa transformar em energia as calorias provenientes da gordura corporal e da alimentação.

As substâncias termogênicas induzem uma maior termogênese, ou seja, mantêm o metabolismo trabalhando em ritmos acelerados para que a pessoa venha a perder peso devido a uma maior queima de calorias ao longo do dia e durante a prática de atividade física.

Mas aí vem um pensamento muito importante: como trabalha o organismo de cada pessoa? Porque uns dizem que têm metabolismo “bom” e outros não? Porque tem gente que não engorda, mesmo comendo tudo errado, e outros, a qualquer descuido ganham vários quilinhos extras? Devemos nos lembrar que a taxa metabólica de cada pessoa é determinada, em grande, parte por características genéticas. Ou seja, é necessário respeitar o corpo! Algumas pessoas tem o metabolismo lento, e com isso, enfrentam dificuldades para emagrecer e de se manterem com pesos mais baixos. Outras tem metabolismo médio e algumas poucas tem o metabolismo mais rápido. Em qualquer caso, com a ajuda de um profissional habilitado, é possível aumentar a taxa metabólica, associando alimentação equilibrada, atividade física e, em alguns casos, os suplementos termogênicos.

♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦

Você sabe qual a principal ferramenta para aumento do metabolismo, que só tem efeitos positivos, nenhum efeito colateral ruim, que oferece resultados 24h por dia, até quando estamos dormindo?

Assista a este vídeo e descubra: Como queimar mais calorias até dormindo

♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦

Existem diversos tipos de termogênicos, de diferentes funções e potências. A pergunta que muitos fazem é? Qual é o melhor termogênico? As substâncias mais usadas para a queima de gorduras agem através de uma via de ativação de receptores beta-adrenérgicos, que são receptores nervosos existentes na membrana das células. Essa ativação resulta em lipólise e termogênese, levando ao objetivo procurado.

Como os termogênicos são estimuladores de receptores nervosos, eles acabam afetando outras células do corpo, gerando alterações, muitas vezes, indesejadas. É muito importante dizer que os termogênicos são contra indicados para pessoas que possuem:

  • problemas ou história de transtornos cardiocirculatórios: arritmia, hipertensão, infarto, angina, derrame, isquemia, etc.
  • transtornos de humor, de comportamento ou psiquiátricos: ansiedade, depressão, distimia, pânico, etc.
  • insônia
  • doenças hepáticas ou renais

Se você não possui nenhuma destas contraindicações, excelente! Trazemos hoje, duas sugestões de produtos que tem o potencial para realizar uma maior termogênese no corpo, aumentar a disposição e energia e auxiliar a perda de peso. São eles os pós para preparo de bebidas Thermo Energy® – para acelerar o metabolismo e FeelEnergy® – para melhorar a concentração, ambos da Sanavita.

Thermo Energy

Thermo Energy® sabor Abacaxi com Hortelã

 

FeelEnergy®

FeelEnergy®

 

pimenta vermelha

Além dos suplementos, também existem alimentos e especiarias que tem potencial termogênico! O efeito destas opções é ainda objeto de estudo, ainda controverso, mas temos a certeza que são mais seguros e muito gostosos! São eles: pimenta vermelha, gengibre, canela, chá verde, linhaça, cacau. Vai da sua imaginação adicionar estes ingredientes nas suas receitas e provocar um aumento natural do gasto calórico.

♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦

Atenção!

Existem alguns tipos de termogênicos que mesmo fazendo parte de plantas, são proibidos nos Estados Unidos e têm sua venda regulamentada no Brasil. Está aí a comprovação de que não é porque o princípio ativo vem de produtos naturais que ele não fará mal para a saúde! Entre esses produtos encontra-se a efedra (Ephedra sinica), cujo princípio ativo, a efedrina, era utilizada em formulações para emagrecer e suplementos alimentares, porém teve associação clínica do seu uso com ataques cardíacos, derrames cerebrais, hipertensão e problemas psiquiátricos.

♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦

É importante lembrar que o uso abusivo de suplementos com propósito ergogênico e puramente estético não é recomendado. Ainda hoje, há uma alta prevalência de indicação de suplementos feita por pessoas que não são formadas em nutrição ou medicina. Por isso, saiba que toda substância com propriedades termogênicas deve ser consumida junto de uma dieta balanceada feita e acompanhada por um nutricionista e a prática regular de exercícios físicos orientados por professores de educação física.

Gostou do post?

Cadastrar agoraCadastre-se no site da Cookie para receber mais notícias, novidades e curiosidades sobre alimentação. É rápido, prático, gratuito e, de quebra, você poderá escolher e-books sobre nutrição que serão enviados diretamente para seu e-mail! :)

 

Pesquisa e Texto: Anne Karoline Paiva e Ju Tolêdo

Bibliografia Consultada:

ANDRADE, L.A.; BRAZ, V.G.; NUNES, A.P.O.; VELUTTO, J.N.; MENDES, R.R Consumo de suplementos alimentares por clientes de uma Clínica de Nutrição Esportiva de São Paulo. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 20, n.3, p. 27-36, 2012.

BRAGA, R.M. Avaliação dos Suplementos Termogênicos mais comercializados na Cidade de João Pessoa – Uma Abordagem Farmacológica e Social. 2014. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Farmácia) – Departamento de Ciências Farmacêuticas, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014.

LINCK, V.M.; THIESEN, F.V.; LEAL, M.B. Citrus Aurantium: comercialização em farmácias e drogarias e risco à saúde. Revista Brasileira de Toxicologia, São Paulo, v. 19, n. 2, p. 84-94, 2006.

 

Tags:

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

De brinde você escolhe de um a cinco e-books sobre nutrição totalmente gratuitos.