Carrinho Vazio

Blog da Cookie

5 Dicas Para Emagrecer (Que Funcionam)

emagrecer

Todos os dias nós ouvimos – dos outros e de nós mesmos – “Quero emagrecer!”, “Preciso emagrecer!” e “Como perder barriga?”. Estas dúvidas e reclamações rondam a cabeça de muitas pessoas, e como a Nutrição é poderosa, nós te damos as respostas agora!

  • Durma bem!

como emagrecer

O sono funciona como um alimento, repondo as energias, revigorando corpo e mente e regulando o organismo para o próximo dia. E, se o sono alimenta, você precisa dormir, e não de assaltar a geladeira na madrugada!

Uma boa noite de sono dá ânimo para cumprir os compromissos do dia a dia, como ir para a academia e malhar com disposição e resistir às tentações. Para ter um dia cheio de energia, com todos os seus hormônios regulados e mantendo seu metabolismo em dia, valem alguns princípios: durma de 6 a 8 horas por dia, ou o suficiente para que se sinta descansado, de forma ininterrupta; regularize os horários de ir para a cama e levantar-se dela; ingira alimentos leves na última refeição do dia; evite pensar nos problemas na hora de dormir; prepare o ambiente para este momento tão importante, reduzindo as luzes do ambiente antes mesmo de ir para a cama e não assista jornais ou filmes com cenas fortes, violentas ou trágicas. Essas estratégias tornarão seu sono mais gostoso e eficiente.

Gastamos calorias até dormindo: clique aqui para saber se é verdade ou mentira!

  • Beba muita água!

como emagrecerSabia que, em mais metade das vezes que você belisca algum alimento por acreditar estar com fome, na verdade, está com sede?! O que ocorre é uma má interpretação entre o que o organismo precisa e o seu cérebro entende. Cabe a você, portanto, intermediar esta comunicação: quando estiver com fome, beba água!

Não confie na sede como forma de controle do seu grau de hidratação. Quando sentimos sede já podemos estar desidratados em pelo menos 1% de nosso peso corporal. E não comemore, pois não há vantagem alguma: a perda é de água, e não de gordura!

Se você não tem o hábito de beber água, duas dicas: coloque o celular para despertar a cada hora para que você tome uma copada de água. A cada vez que você passe pela cozinha, beba um copo com água – você vai ver que aquela vontade súbita de petiscar vai passar. Além disso a água ajuda a eliminar a celulite e ajuda as trocas metabólicas relacionadas ao emagrecimento.

Não é recomendado beber líquidos em excesso durante as grandes refeições, como almoço e jantar. Portanto, faça isto em outros momentos, até chegar a 1,5 – 2,0 litros .

Beber água enquanto come engorda: clique aqui para saber se é verdade ou mentira!

  • Faça exercícios físicos!

exercícios físicos emagrecer

Se você vai malhar, lutar, pedalar, dançar, nadar ou correr, não importa. O importante é que você não fique parado.

A prática de atividade física regular reduz o risco de doenças crônicas (cardiovasculares, diabetes, cânceres, obesidade), previne o ganho de peso, reduz a obesidade, o estresse, a ansiedade e a depressão. Ou seja: você emagrece por estar fazendo exercício físico e, por estar menos ansioso/estressado/depressivo, não desconta na comida. Dupla função!

Quanto ao tempo e duração do exercício, é recomendado no mínimo 150 minutos de atividade aeróbica moderada ou 75 minutos de atividade aeróbica intensa, todos os dias. Mas você não precisa fazer somente estes minutinhos: dobrar o tempo traz benefícios adicionais para a saúde. Calce os tênis (ou biquíni/sunga, luvas…) e, literalmente, corra atrás do prejuízo!

Se você sua, é sinal que está emagrecendo: clique aqui para saber se é verdade ou mentira!

  • Alimente-se bem!

dieta

Aqui está o grande segredo para emagrecer: a boa alimentação.

  • A dupla perfeita arroz + feijão deve estar presente todos os dias ou, pelo menos, cinco vezes por semana. Esta é uma combinação completa de proteínas e faz bem à saúde. Esta história de parar de comer arroz para emagrecer porque “arroz engorda” é absurda: primeiro, porque o corpo precisa dos carboidratos por sua função energética; segundo, porque todos os alimentos, comidos em excesso, engordam; terceiro, porque a batata frita e o sanduíche, por exemplo, ricos em gorduras, engordam muito mais! Se possível, consuma o arroz integral. Para saber a diferença entre o arroz integral e o arroz branco, clique aqui. Faça as trocas certas e não compre gato por lebre!
  • Quanto às proteínas, consuma diariamente três porções de leite ou derivados e uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Nos laticínios, prefira as opções com menos gorduras, como desnatados e queijos lights. Para conhecer o valor calórico e o teor de gordura dos queijos, clique aqui. Para as carnes, retire a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação e prefira os assados ou grelhados.
  • Consuma, no máximo, uma porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina. O azeite deve encabeçar a lista, pois possui propriedades protetoras do coração.
  • Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas e outras guloseimas. O máximo que eles têm a oferecer é excesso de gorduras e açúcares, que resultam em umas gordurinhas no seu corpo.
  • Reduza a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa. Ainda, evite ao máximo produtos embutidos (linguiça, salsicha, presunto) e industrializados (pratos prontos e/ou semi prontos, congelados e outros). O sódio, exageradamente presente nestes alimentos, não engorda, mas incha devido à retenção de líquidos. Isto reflete nos ponteiros da balança, que não discriminam o que é inchaço do que é gordura e aumentam a probabilidade de ter celulite.
  • Faça, no mínimo, três refeições (café da manhã, almoço e jantar) e 2 lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições, sob risco de comer demais (e comer errado) na próxima. Além disso, quando você fica sem comer por um tempo prolongado, o organismo entende que está passando por um período de privação e, ao invés de gastar calorias, guarda-as na forma de gordura. Como o tecido adiposo é a maior reserva energética que temos, ele vai ficar ainda maior para prevenir o corpo de passar por carências energéticas. É por isto que quando fazemos uma dieta altamente restritiva e emagrecemos, quando voltamos ao consumo habitual, engordamos muito mais! Caso deseje substituir uma das grandes refeições por um shake para emagrecer, para diminuir as calorias da alimentação, sugerimos o Pro Shape, da Livié. Esse sim, é de confiança e não faz mal à saúde, como muitos shakes da moda que estão deixando as pessoas por aí com problemas de fígado e de rins de tão desequilibrados que são!
  • Alimentos ricos em fibras, como frutas e integrais ajudam a manter a saciedade por um tempo maior e combatem a obesidade e problemas como diabetes tipo II e constipação intestinal. Os cereais integrais são, algumas vezes, mais calóricos do que os alimentos refinados, mas você come uma quantidade menor (por estar saciado mais rapidamente e por um tempo maior) e obtém mais benefícios à sua saúde.
  • Alimentos diet e light não, necessariamente, possuem menos calorias. E, principalmente, não são a mesma coisa! Alimentos diet são produtos que não possuem açúcar ou qualquer outro ingrediente adicionado. Entretanto pode haver adição de outros ingredientes para conferir sabor – a gordura é bastante utilizada. Por isto, não é incomum que produtos diet sejam mais calóricos que os normais. Já alimentos light possuem uma redução de no mínimo 25% de algum componente ou de calorias quando comparado ao alimento normal. Pode ser redução de açúcar, gorduras, sódio ou qualquer outro. Isto significa que, em termos calóricos, o produto light nem sempre será diferente do produto normal. Leia os rótulos dos alimentos e descubra!
  • Procure o nutricionista! Ele é o profissional que pode te ajudar a perder estes quilinhos e acabar com o culote sem te fazer passar fome. Emagrecer será o bônus de descobrir o prazer de se alimentar corretamente e ver a saúde dar um up!
  • Descubra prazeres que gastam, e não que acrescentam calorias!

prazer na vida

Prazeres na vida têm aos montes – se você acha que não, não está aproveitando as pequenas alegrias da vida, que valem mais que diamante!

Se você tem prazeres, e eles incluem: comer, beber (sucos, refrigerantes, bebidas alcoólicas), sair para jantar com os amigos ou namorado, assistir filme e comer pipoca, beber cerveja e comer petiscos, tomar chocolate quente no frio, tomar sorvete e açaí no calor, comer sanduíche no final da balada… ALTO LÁ! Tem calorias demais em toda esta diversão!

Está na hora de você pensar – e fazer! – outras formas de se divertir e ser feliz. Sabemos que a comida promove uma grande sensação de prazer (e por isto descontamos nossas frustrações nela), mas ela não é a única:

  • O exercício físico promove a mesma sensação de prazer. Se você pensou “Comigo não funciona!”, é porque não achou a atividade ideal para você. Se você pensou “Não tem atividade ideal para mim, odeio todas!”, pense que o resultado que você tanto quer – aquela barriga chapada, com braços e pernas torneados – depende deste seu esforço. E, se você persistir nesta ideia e for à luta, quando os resultados começarem a surgir, você vai passar a adorar!
  • Ficou nervoso? Saia correndo, literalmente. Ao invés de estourar e ficar agressivo ou internalizar a raiva e comer compulsivamente, saia de casa e vá espairecer. Ande, ande e ande até a raiva passar. Se você é daquelas pessoas que a raiva não passa de forma fácil, matricule-se em uma escola de luta e desconte a ira com muitos socos e chutes. Você sempre sairá de lá mais calmo e a cada dia mais sarado.
  • Renda-se aos prazeres da carne. Não, não é a picanha, estou falando do sexo. Meia hora de sexo pode gastar até 250 calorias. Aíquero ser magra você desestressa, exercita e emagrece. Saia da frente da geladeira, tire o maridão da sala e corram para o quarto!
  • Tudo bem, você já entendeu que se exercitar é uma ótima solução, mas não é o único substituto da comida. Existem pequenas atitudes que, apesar de não emagrecerem, aliviam e ocupam a mente: leia um bom livro, viaje, faça palavras cruzadas, “zere” um jogo de computador/videogame, organize seu quarto, ande na chuva, ganhe uma massagem, deite em uma rede e olhe para o céu estrelado… são simples gestos que alegram nosso dia e nos proporcionam sensações de prazer.

efeito sanfona

São estas as 5 Dicas de ouro. Se você queria algo mais “milagroso”, como simpatias para emagrecer, shakes para emagrecer, rezas para emagrecer e mais tudo o que o pessoal inventa para emagrecer rapidamente, tenho algo a te informar: se nada na vida é de graça e os bons resultados só vêm com trabalho duro, porque no emagrecimento seria diferente?! Não mesmo. Como tudo na vida, emagrecer requer disciplina, exercícios físicos, força de vontade, trocas saudáveis, equilíbrio, alimentação saudável e, claro, acompanhamento de um nutricionista.

emagrecendo

O emagrecimento, quando feito de forma adequada, te ajuda a chegar no peso ideal sem colocar sua saúde à prova. E mais: dieta de verdade, feita por um nutricionista, não te faz passar fome, pelo contrário. Ela te faz descobrir o prazer da alimentação saudável; e, associada ao exercício físico, o emagrecimento é consequência!

Se você ainda não está convencido, lembre-se que o que vem fácil, vai fácil – e vice versa! Portanto, se você deu adeus a alguns quilinhos em pouquíssimos dias com dietas malucas, prepare-se para ganhá-los de volta (e com quilos extras!) logo, logo.

Lembre-se: você colhe o que planta. Plante calorias e colha gordurinhas. Plante bons hábitos de vida e colha saúde e um corpo de arrasar quarteirão! Fiiu-fiiiiuuu!!

Gostou do que leu?

Texto: Dennia Trindade
Revisão: Ju Tolêdo

Bibliografia Consultada:

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Sono, apneia e ronco.

VILLELA, N. Z.; ROCHA, R. Recomendações nutricionais.

FERREIRA, F. G.; BRESSNAN, J.; MARINS, J. C. B. Efeitos metabólicos e hormonais do exercício físico e sua ação sobre a síndrome metabólica. Lecturas, Educación Física y Deportes, 2009.

Deixe o seu comentário

Carrinho Vazio