Blog da Cookie

Conteúdos exclusivos sobre nutrição, saúde, estética e marketing para nutricionistas

Início / Empreendedorismo, Marketing e Carreira / Conteúdo Confiável para Escrever Posts: Onde Encontrar?

Buscar no Blog

  • Compartilhar post
Como Calcular Dietas | E-book Grátis!

15.02.2018

Conteúdo Confiável para Escrever Posts: Onde Encontrar?

Nutricionista Estudante de Nutrição Nutricionistas e Estudantes de Nutrição, onde vocês pesquisam conteúdos para escrever seus posts em mídias sociais? Desde os tempos de faculdade, passando pela divulgação de conteúdos na internet e, finalmente, na orientação ao paciente dentro do consultório ou como personal dieter, é fundamental que tudo que seja dito por vocês seja confiável, certo? Sua credibilidade no mercado, a responsabilidade com as pessoas que vêm até você e toda a sua vida profissional dependem disso! Atualizar-se não é apenas preciso, é necessário! E com a avalanche de informações que temos hoje, às vezes fica difícil diferenciar o “joio do trigo”…

Por isso, neste post vamos responder algumas perguntas, como:

  • Como saber se um artigo científico é confiável?
  • Como saber o índice de qualidade das revistas científicas?
  • Como escolher um curso, pós-graduação ou evento para participar?

Como saber se uma revista é mesmo científica?

Você conhece a Plataforma Sucupira?  Ela é uma ferramenta para coletar informações, realizar análises e avaliações, que servme como base de referência do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). Nesta plataforma, dentre outra informações, é possível ter acesso ao Qualis-Periódicos, sistema usado para classificar a produção científica dos programas de pós-graduação, no que se refere aos artigos publicados em periódicos científicos. Ele disponibiliza uma lista com a classificação das revistas utilizadas pelos programas de pós-graduação para a divulgação de suas produções. Plataforma Sucupira

Por que o Qualis-Periódicos é importantíssimo?

A função do Qualis é, exclusivamente, avaliar a produção científica dos programas de pós-graduação. Pelo Qualis podemos pesquisar periódicos (revistas) que publicam artigos de todas as áreas. Eles são classificadas pelos comitês de consultores de cada área de avaliação, que procuram refletir a importância relativa dos diferentes periódicos para uma determinada área. O Qualis afere a qualidade dos artigos e de outros tipos de produção, a partir da análise da qualidade dos veículos de divulgação. Em outras palavras, se a revista é boa, mais chances de que os artigos publicados nela sejam bons também. A classificação de periódicos passa por processo anual de atualização. Esses veículos são enquadrados em estratos indicativos da qualidade – A1, o mais elevado; A2; B1; B2; B3; B4; B5; C – com peso zero. Note-se que o mesmo periódico, ao ser classificado em duas ou mais áreas distintas, pode receber diferentes avaliações. Por exemplo: uma revista que é classificada como A1 para artigos de Nutrição pode ser classificada como B1 para artigos de bioquímica. Estudante de nutrição Nutricionista É importante ressaltar que apenas os periódicos que tenham recebido produção no ano ou período de classificação serão listados e classificado. Portanto, não se trata de uma lista exaustiva de periódicos, mas sim, uma lista de periódicos efetivamente utilizados pelos programas de pós-graduação no período em análise. Depois de escolher os periódicos que você vai se pautar, você pode buscar conteúdos em bases de dados, que nada mais são que bibliotecas online. Vamos falar de algumas delas:

PubMed

Vamos combinar que o PubMed é o ponto de partida de todo Nutricionista! Ele é um recurso gratuito, desenvolvido e mantido pelo National Center for Biotechnology Information (NCBI), pelo National Institutes of Health (NIH) e pela National Library of Medicina (NLM), e reúne mais de 28 milhões de citações da literatura. São disponibilizados artigos, periódicos de ciências naturais e livros online. Lá você encontrará pesquisas feitas por estudiosos de todo o mundo! Além disso, o PubMed também dá acesso ao texto completo (full-text) de muitos artigos. É válido tirar um tempinho da semana e ler, ao menos, um estudo para você embasar ainda mais a sua conduta profissional!

Pubmed

Paralelo ao PubMed há o PubMed Health, que fornece informações sobre prevenção e tratamento de doenças e outras condições clínicas. A PubMed Health é especializada em análises de pesquisa de eficácia clínica, com resumos fáceis de ler para consumidores, bem como relatórios técnicos completos.

Pubmed Health

Cadastrar agora

 

Está gostando do post? Então aproveite e cadastre-se agora em nosso site! Na hora do castro você já escolhe e recebe 10 e-books e materiais sobre nutrição! E, semanalmente, e-mails com dicas exclusivas para sobre nutrição, marketing, marketing digital e empreendedorismo para profissionais de saúde!

Biblioteca Virtual em Saúde

A Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) é um portal de informação e conhecimento para a saúde, mantido pelo Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME – OPAS – OMS), que possui alguns recursos muito interessantes:

BVS

Free Medical Journals

Free Medical Journals é um portal de acesso a revistas científicas gratuitas e na íntegra. A carinha do site não é das mais bonitas, rsrsrs, mas o conteúdo vale a pena! Free Medical Journals

Periódicos Capes

O Portal de Periódicos, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Ele conta com um acervo de mais de 38 mil títulos com texto completo, 134 bases referenciais, 11 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual. Capes

Além disso eles também têm um app que permite o acesso ao acervo. É o .periodicos.

periodicos

Universidades brasileiras

Para quem gosta de ficar por dentro do que está acontecendo no mundo da pesquisa e saber antes de todo mundo como andam as novidades sobre suplementação e outras áreas da saúde e nutrição, o site da USP é um dos endereços mais completos! E não é só ele. Sites como da Unicamp, Unifesp e de outras universidades brasileiras também são ótimas fontes de pesquisa quando você quer buscar informações científicas em nutrição.

Site da USP

Mas, e os cursos?

Lembra da Plataforma Sucupira, que falei no começo deste post? Pois é: por lá também é possível conhecer os cursos de mestrado profissional, mestrado acadêmico e doutorado avaliados com nota igual ou superior a “3″, ou seja, recomendados pela CAPES e reconhecidos pelo Conselho Nacional de Educação – CNE/MEC.  A consulta aos cursos pode ser feita por área de avaliação, nota e região. O detalhamento de cada programa e seus respectivos cursos trazem informações de endereço, telefones, email, instituição, área de avaliação, área básica, áreas de concentração do programa, especificação dos cursos do programa que estão em funcionamento (já iniciaram suas atividades) ou estão em projeto, portarias CNE de reconhecimento e as avaliações quadrienais detalhadas de cada curso. Cursos Uma boa dica para quem procura cursos de atualização é analisar alguns pontos:

  • Quem são os professores do curso? Vale a pena dar uma olhada no Curriculo Lattes e no LinkedIn, e não apensa na projeção social e midiática de quem se propõe a ensinar. É desejável que eles tenham formação em boas universidades e já tenho feito publicações científicas em revistas de qualidade.
  • Quem está promovendo o curso? É preciso que seja uma entidade reconhecida por sua seriedade, que não tenha conflito de interesses, nem com a indústria alimentícia e de suplementação, nem com a “indústria do ensino”.

♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦

Que tal? Gostou? Você estuda por algum outro site que não está em nossa lista? Conta pra gente!

♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦

Aproveite para visitar nosso Instagram e ficar por dentro dos cursos e demais serviços da Cookie para Nutricionistas!

Texto: Ju Tolêdo

Tags:

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

De brinde você escolhe de um a cinco e-books sobre nutrição totalmente gratuitos.