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Como Agilizar o Trabalho no Consultório

emagrecer

Olá, nutris! Uma web friend me mandou um e-mail com o seguinte teor:

“Após ler seu post – aquele de como atrair clientes – decidi escrever para você, para pedir sobre uma dúvida que tenho a tempos e não resolvi ainda. Nos atendimentos individuais, como você organiza as consultas, entrega de orientações, retornos? Eu estou meio enrolada com isso, perdendo muito tempo, não agilizo meu trabalho. Também tenho pouco retorno de pacientes, a maioria vem mais ou menos ate a terceira consulta, depois para. Estou atendendo numa academia, lá então, isso funciona menos ainda!” Alguém se identifica com esta situação? Então resolvi escrever esse post.

consultório

Vejam a resposta que encaminhei a ela:

Vou te passar um pouco da minha experiência aliada a opiniões coletadas ao longo destes anos de consultoria para nutricionistas. A consulta delas demora mesmo mais ou menos uma hora. Para agilizar o processo e já ir colocando o paciente para pensar, algumas entregam o recordatório e frequência alimentar para os mesmos preencherem e durante a consulta repassam e vão adicionando as informações que faltaram. Outras nutris treinam suas secretárias e têm uma sala reservada para a pesagem e o paciente pode voltar quantas vezes quiser dentro do período. Isso também agiliza o atendimento um pouquinho. Sobre a entrega da dieta, algumas a entregam na hora da consulta. Especialmente quem faz personal dieter ou home care, já voltar para fazer a entrega seria um deslocamento a mais. Para isso é necessário um bom programa de cálculo de dietas. O que eu faço, da Cookie, terá sua nova versão lançada agora em agosto. Mas se for para montar cardápios não dá para entregar na hora.

Sobre a cobrança e retornos, já vi vários modelos:

  • Cobrança incluir apenas a consulta e o plano;
  • Cobrança do mês com retornos semanais;
  • Cobrança do mês com consulta + entrega do plano + um retorno;
  • Cobrança do mês com consulta + entrega do plano + dois retornos;
  • Cobrança trimestral com consulta + plano + um ou dois retornos por mês…

Sobre a pequena quantidade de pacientes que continua com acompanhamento, esta é uma queixa comum. O nutricionista deve sempre trazer novidades para o paciente, como receitas, dicas diferentes e até visitas ao supermercado/restaurante self-service com ele, se for o caso. Também vale fazê-lo lembrar sempre de você e da dieta, com SMSs, mensagens pelo Face e e-mails bem trabalhados, tipo newsletters. Evite mensagens no mural, pois alguns podem não gostar. Quando eles desistirem, cansarem ou acharem que podem seguir em frente sem você, param de ir. Por isso a necessidade de motivá-los e sempre tem uma cartinha debaixo da manga.

Por fim, na academia que eu trabalhava eu ficava muito entre os alunos e os professores. São os professores, e não os donos da academia, que mais indicam o nutricionista. Eu malhava e vivia o dia-a-dia da academia, e isso fazia muita diferença na adesão. Sempre colocava cartazes sobre as dúvidas mais comuns entre os pacientes, com as informações sobre como marcar as consultas, meu telefone, etc. E hoje, com meus conhecimentos em marketing digital, eu também aproveitaria as ferramentas digitais para conquistar e manter clientes.

 

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Texto: Ju Tolêdo

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