Blog da Cookie

Conteúdos exclusivos sobre nutrição, saúde, estética e marketing para nutricionistas

Início / DCV / Açaí Aumenta o Colesterol: Verdade Ou Mentira?

Buscar no Blog

  • Compartilhar post
Chon nutrição vertical

04.01.2010

Açaí Aumenta o Colesterol: Verdade Ou Mentira?

Açaí na tigela

O açaí é um alimento rico em gordura e, consequentemente, muito calórico. Isto quer dizer que sua ingestão deve ser equilibrada e dosada de acordo com a dieta prescrita pelo nutricionista. Normalmente, em seu preparo, há a adição de xarope de guaraná, frutas (como morango e banana) e tem como opções de acompanhamento: granola, farinha de puba, mel, leite condensado, leite em pó, farinha láctea, tapioca, paçoca, coberturas e muito mais. Por este motivo, toda esta combinação não é indicada em dietas de emagrecimento.

Não confunda o açaí preparado com o açaí puro! Este é bastante recomendado, pois é fonte de cálcio, ferro e fibras.

açaí

Para quem tem níveis alterados de colesterol, o açaí puro não representa nenhum problema. Primeiro, porque o tipo de gordura predominante no alimento é a monoinsaturada, que é uma gordura boa. Além disso, a fruta possui baixo teor de gordura saturada (que quando consumida em excesso pode aumentar os níveis de colesterol ruim no sangue), não possui gorduras trans, nem colesterol.

Quer uma boa dica? Prefira consumir o açaí sem adição de xaropes e açúcares. Bata-o apenas com frutas como banana, acerola e morango. E para acompanhar? Aposte em granolas sem açúcar, frutas secas, frutas frescas, cereais integrais e mel! E nada de exageros, ok?!

mentira

Conclusão: açaí não aumenta os níveis de colesterol, apesar de seu valor calórico elevado.

 

Texto: Ju Tolêdo

Tags:
Chon Nutrição horizontal

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

De brinde você escolhe de um a cinco e-books sobre nutrição totalmente gratuitos.